Tradutor

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Nudismo vs publicidade


Numa leitura de um jornal online português, deparamo-nos com um anúncio de uma marca de electrodomésticos, em que uma série de meninas em topless saltavam de pára-quedas. Ora isto despertou em nós uma questão:
Quantas campanhas publicitárias apelam à nudez?
Muitas.
Desde marcas de electrodomésticos, a marcas de roupas passando por produtos de beleza, com mulheres/homens nus em sítios paradisíacos, e não só.
E após uma pesquisa no youtube, descobrimos que até existem alguns anúncios em que o cenário indica praias ou resorts nudistas, e outros em que mostram a prática nudista para promoverem o seu produto.
Ora isto abre caminho para muitas questões e pensamentos.
Então o nudismo/naturismo é para muitos uma prática anti-social e condenável porque praticamos a nudez (em espaços próprios para o efeito), mas para promover um produto a nudez já é arte?
Para muitos a nudez em casa é um tabu, não sendo aceitável o banho comum entre pais e filhos, mas numa campanha publicitária de um produto de beleza uma mãe numa banheira com o filho já é uma situação normal?
E sendo o corpo nu (muitas vezes até em casa) normalmente uma coisa a esconder, quando aparece na televisão ou cinema, já se pode ver e mostrar?
Ora o que nos parece é que existe uma falta de bom senso por parte dos críticos dos nudistas, muitos deles envolvidos nas marcas e campanhas publicitárias, em encarar esta prática como uma pratica saudável que não tem implicações para terceiros, mas que depois apelam à imagem do corpo nu para poder vender produtos.
Porque quer queiramos quer não a nudez vende.
Vende produtos, vende turismo (basta ver os parques e resorts nudistas que dão um bom impulso ao turismo e à economia porque a procura continua a ser maior que a boa oferta), e até vende automóveis.
Sim automóveis pois nas exposições auto é ver algumas marcas de automóveis com meninas junto aos carros, mais ou menos despidas (muitos consideram que são mais ou menos transparentes), de modo a chamar a atenção para os carros expostos, porque quanto mais pele se mostra, mais atenção se tem.
Mas assim tudo é normal e permitido. Para muitas dessas pessoas a pratica do nudismo/naturismo é imprópria e as pessoas que a praticam são meramente exibicionistas.
Nós simplesmente perguntamos como diz o povo brasileiro:
“Somos só nós? E cadê os outros”     

3 comentários:

  1. Interesantes reflexiones. He puesto un enlace a esta entrada en mi blog.
    Un saludo.

    ResponderEliminar
  2. ola, achei mto interessante esse blog. vou adciona lo na minha lista de blogs do meu blog.
    www.peladobeleza.blogspot.com

    me faça uma visita
    abraços naturais

    ResponderEliminar