Tradutor

quarta-feira, 2 de março de 2011

Vestir e despir - significados e definições


Numa das muitas pesquisas pelo mundo da internet, lembrámo-nos de pesquisar significados e definições em português das palavras vestir e despir, e encontrámos algumas palavras (além das usuais) que merecem um pensamento mais aprofundado.
Comecemos pela palavra vestir…

Vestir – trajar, revestir, tapar, ataviar, ornar, embelezar, pôr …

Ora se olharmos bem estas definições, além das definições usuais, temos algumas que nos podem dar algumas indicações do que na realidade vestir significa para a maioria das pessoas, como tapar ou pôr, em que muita gente pensa que o corpo é para ser tapado ou coberto para que não se possa ver. Mas temos outras mais significativas como ataviar, ornar, embelezar, e que demonstram precisamente o que as pessoas procuram nas roupas - algo que as ponha bonitas, que as enfeite - pois muitas vezes essa procura prende-se com o facto de elas acharem os seus corpos feios e necessitarem de algo que as ponha bonitas. E isso passa-se com muita gente (principalmente as senhoras) que acha que partes do seu corpo mesmo com a roupa não merecem ser vistas, como as pernas, e então usam calças ou vestidos compridos, ou o fact o de não usarem decotes por acharem que o seu colo não merece ser visto.

Vanos então pegar nas definições da palavra despir…

Despir – descobrir, desmontar, desnudar, despojar, destapar …

Olhemos então, à semelhança com o que fizemos com a palavra vestir, para as definições que não as usuais.
Temos despojar, que pode indicar um libertação de tudo aquilo que a roupa pode indicar, ou seja o status que muitas vezes se pretende mostrar com algumas roupas que se usam e ao nos despirmos estamos como que a despir uma pele para que fiquemos com a nossa, a verdadeira.
Mas temos outra definição, a nosso ver mais importante, que é o descobrir, pois quando nos despimos estamos a descobrir o nosso corpo, muitas vezes não só aos outros mas principalmente estamos a descobri-lo a nós próprios, e essa é a parte mais importante – a descoberta do nosso próprio corpo. Muitos dirão que já fizemos essa descoberta quando éramos crianças, mas essa foi a primeira descoberta, pois necessitamos de descobrir o nosso corpo à medida que crescemos e nos modificamos, mas não só descobri-lo como também aprender a gostar dele com todos os seus pequenos defeitos. E aceitá-los pois ao fim ao cabo são nossos e serão sempre naturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário