Tradutor

terça-feira, 3 de maio de 2011

Seríamos capazes de andar nus na rua?


No seguimento das notícias que foram veiculadas nestes dias sobre a proibição da nudez ou da utilização de biquíni ou fato de banho nas ruas de Barcelona, foi-nos colocado por nós, a seguinte questão:
Seríamos nós capazes de andar nus pelas ruas, se tal nos fosse permitido? Teríamos coragem para tal feito?
Pensamos que não, seria sempre algo estranho, pois se tal lei fosse aprovada seria algo relacionado com nudez opcional, logo nem toda a gente estaria nua, o que já não seria o mesmo, pois nós gostamos de estarmos nus, mas entre outros nus, ou seja em que estejamos todos à vontade pois estamos todos iguais ou entre pessoas que encaram a nudez como algo natural, sem constrangimentos, e se nós já nos sentimos incomodados com os mirones que nos visitam constantemente nas praias, como nos sentiríamos entre pessoas que não encaram bem a nudez?
Com certeza que haveria quem nos gozasse, outros que andariam quilómetros atrás dos nudistas só para poderem ver os seus corpos e até quem nos xingasse e ofendesse.
Quando nós vamos à praia ou estamos de férias num parque nudista ou mesmo numa aldeia nudista, aí é completamente diferente pois estamos todos em igualdade de circunstâncias por estarmos todos iguais, ou então as pessoas que possam usar alguma peça de roupa sabem onde estão e não se chocam com a nudez dos outros, como tal existe um à vontade muito maior pois não existe o preconceito parvo nem o apontar do dedo como se fossemos aberrações (mirones das praias à parte que nos vão ver como se fossem ao jardim zoológico ver outras espécies).
Quando estávamos a pensar neste assunto surgiu uma comparação que pode ser elucidativa para quem passou pela situação:
Quando se vai para a tropa e se chega pela primeira vez a um quartel, não nos sentimos muito enquadrados, pois no interior do quartel toda a gente anda fardada e nós não, como tal sentimo-nos como um corpo estranho, depois de estarmos algum tempo no quartel e vimos cá fora pela primeira vez, é precisamente o contrário pois no quartel é que nos sentimos em casa devido a andarmos todos de igual e cá fora como estamos diferentes sentimo-nos algo desenquadrados. Achamos que seria assim que nos sentiríamos se nos fosse permitido andar nus nas ruas entre têxteis.
Mas a questão mantém-se – Quantos seriam capazes de andar nus pelas ruas, naturalmente?

2 comentários:

  1. Muito poucas pessoas andariam nuas nas ruas naturalmente, mas eu já andei totalmente nu no meio de público têxtil sem problemas, claro que se escuta de tudo, mas o importante é que esses que falam e até dão rizada não têm nem um terço da coragem de o fazer também. Sou modelo vivo para vários trabalhos desde pintura corporal até para o desenho do corpo humano e nunca tive qualquer vergonha ou problemas com minha nudez seja particular ou em público. Já fui inclusive fotografado totalmente nu ao lado de personalidades como a dona Marta Suplicy por exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Tenho que concordar, andar na rua sem roupa com outros vestidos seria uma experiência bem desagradável.
    Agora não entendi porque a proibição de se andar de roupas de banho. Aqui no Brasil a coisa mais comum nos bairros de praia é andarmos de sunga pelas ruas sem o menor problema.

    Abs

    ResponderEliminar