Já escrevemos em tempo se teríamos coragem de andarmos nus nas ruas pelo meio dos texteis como se nada fosse. Nós pessoalmente achamos que isso só faz sentido nos sítios próprios e entre os devidos pares, porque se não corremos o risco de não sermos nudistas mas sim exibicionistas, no entanto em São Francisco ao que parece, em certas zonas era normal tal acontecer. Pelo menos até agora...
Notícia Correio da Manhã
por Paula Mourato
Os legisladores do de São Francisco no Estado da Califórnia decidiram proibir a nudez nas ruas da cidade. Uma prática que se tornou popular nos últimos dois anos sobretudo no bairro gay de Castro, avançou a imprensa local.
Com seis votos a favor e cinco contra, o decreto-lei foi aprovado. A medida foi introduzida por Scott Wiener, membro da Câmara de Supervisores de São Francisco, que representa o distrito de Castro. E a nova lei proíbe a exibição pública da nudez a qualquer pessoa maior de cinco anos.
Após a aprovação da regra um grupo de cidadãos contra a norma foram para a câmara municipal manifestar-se e despiram-se em protesto, registou o jornal "San Francisco Chronicle".
A medida impõe a proibição de "expor os genitais, o períneo ou a região anal em qualquer rua pública, praça ou parque" Também está proibida a nudez em transportes públicos.
Foram contempladas algumas exceções para desfiles e feiras de rua, como a parada de orgulho gay e a anual Folsom Street Fair que celebra o sadomasoquismo e outras tendências sexuais.
Violar a lei pela primeira vez pode custar uma multa de 100 dólares, mas uma terceira ofensa à lei pode chegar aos 500 dólares ou um ano de prisão.
A iniciativa teve várias denúncias incluindo a da advogada Christina DiEdoardo, que considera a lei ofensiva do direito de liberdade de expressão dos nudistas.
Manifestantes despem-se contra uma proposta de lei em São Francisco
Por MALIA WOLLAN - New york Times
SÃO FRANCISCO - Talvez não deva ser surpresa que São Francisco não tem uma lei contra a estar nu em público, nem que um pequeno segmento de moradores da cidade regularmente exerçam esse direito.
A proposta de lei iria colocar algumas restrições sobre a nudez pública em São Francisco, e um "Nude-In" no sábado tornou-se uma atracção turística. "Isto é sobre aceitação do corpo, e não política", disse o organizador.
Essa pequena minoria juntou-se neste fim-de-semana no nevoeiro e frio próprio do outono aos simpatizantes sem roupa na “Nude-In”. Um de seus objectivos era chamar a atenção para uma proposta de lei - introduzida por Scott Wiener, um supervisor da cidade - que proíbe nudez em restaurantes e exige que as pessoas despidas coloquem uma toalha ou outro material antes de se sentarem em bancos ou outros lugares públicos.
Sr. Wiener disse que a lei foi introduzida em resposta a um aumento da nudez em parques, ruas e restaurantes.
"Antes costumava ser uma pessoa nua passeando pela vizinhança e ninguém pensava duas vezes sobre ela", disse Wiener, que representa o distrito de Castro. "Agora é uma coisa mais regular e muito mais detestável. Temos pessoas sentadas, nuas em público sem a decência de colocar algo debaixo deles. "
O esforço de Sr. Wiener estava destinado às manchetes, mas ele provavelmente não esperava que a sua legislação fosse inspirar ainda mais pessoas a se despirem.
"Wiener poderia muito bem ter disparado lasers e fogos de artifício para o céu anunciando que a nudez pública é legal", disse George Davis, de 65 anos.
Um nudista urbano como se auto descreveu, que se candidatou uma vez para presidente do município e muitas vezes fez campanha nu, o Sr. Davis agora passa as tardes relaxando no seu fato de nascença numa praça pública no Castro.
Por uma toalha entre o seu traseiro e um assento é uma "etiqueta nudista básica", disse Davis, acrescentando que a legislação que o exige era "totalmente desnecessária".
Ainda assim, disse Davis, a publicidade sobre a proposta de lei pode ser benéfica para os novos rostos no Nude-In, que se realizou, no Warner Jane Plaza, no Castro.
Outras cidades próximas, como Berkeley e San Jose já aprovaram leis que proíbem nudez pública, mas em São Francisco continua a ser legal. De acordo com a lei estadual, a nudez pública é apenas ilegal, quando acompanhadas por "pensamentos ou actos indecentes" ou "onde estão presentes outras pessoas que se sintam ofendidas ou incomodadas." Mas desde que a lei estadual proíbe os polícias de serem os ofendidos, é preciso a detenção de um cidadão, uma ocorrência rara numa cidade que se orgulha da sua abertura de espírito e tolerância - para levar uma pessoa nua sob custódia.
Muitas das pessoas que participaram do Nude-In disseram que já usaram toalhas quando se sentaram, e que elas achavam que a legislação do Sr. Wiener era inútil. O evento em si foi originalmente organizado não como um protesto, mas como uma bandeira para a Folsom Street Fair, que se espalhou ao longo de 13 quarteirões da cidade. "Isto é sobre aceitação do corpo, não sobre política", disse o organizador do Nude-In, Mitch Hightower, 50 anos.
"Em São Francisco, a nudez em público faz parte de uma série de eventos sociais de rua, e isso é uma coisa boa", disse Hightower.
As empresas no Castro estão divididas sobre o papel que as pessoas nuas têm no apelo económico e cultural do bairro. Apesar de ter recebido algumas queixas sobre a nudez de empresários, Steve Adams, presidente dos Comerciantes do Mercado Superior de Castro, diz que muitas vezes vê turistas posando para as fotos com os nudistas.
"A nudez realmente não importuna o negócio", disse Adams, cujo grupo representa cerca de 300 empresas. "Na verdade, ele é uma espécie de chamamento para os turistas. Enquanto as pessoas que vêm ver gastarem dinheiro no bairro, isso é tudo o que importa. "
(…)
"Eu trouxe meus próprios hóspedes de fora da cidade, aqui para lhes mostrar uma experiência apenas em São Francisco” , disse Maggie Cahill, de 53 anos, gerente de tecnologia num banco.
Alguns dos nudistas no comício pareciam já estar aderindo ao decoro procurando por se sentarem em jornais. Na verdade, o San Francisco Bay Guardian, um dos semanários da cidade, explicitamente anunciava a sua utilidade para esse fim, imprimindo uma página destacável numa edição especial. A página de jornal realçava que essa página de jornal era uma protecção 100% reciclável.
Jesse's Journal: San Francisco: the real naked city
By Jesse Monteagudo - SGN Contributing Writer
A cidade de São Francisco, de muitas formas à frente no seu tempo, é o lugar mais liberal na América em relação à nudez em público. Lá, estar nu em público é permitido desde que não haja "intenção sexual" ou "gratificação sexual” envolvida – por outras palavras, simplesmente estar nu é permitido, mas estar nu com uma erecção é proibido. Existem muitos eventos de nudez opcional na cidade junto à baía, incluindo a Saint Stupid's Day Parade no dia 1 de Abril, a corrida Bay to Breakers em Maio, o World Naked Bike Ride e a Bay to Breakers em Junho, Dore Alley em Julho, a Folsom Fair Street em Setembro, e claro, o Halloween. Nos últimos anos, os nudistas de todas as orientações sexuais e identidades reúnem-se na Plaza Jane Warner no Castro para o encontro anual a Nude In e para outros eventos. Na verdade, a nudez no Plaza tornou-se tão comum que os moradores carinhosamente a chamam de “Buff Stop”. (…) Somente Seattle tem uma abertura em relação à nudez social, que se aproxima à de São Francisco.
O ENIGMA DO ANEL PENIANO
Infelizmente, mesmo em São Francisco existem pessoas que não aprovam na sua cidade esta face de estética nua. Um de seus principais oponentes é o Supervisor da cidade Scott Wiener [!], homossexual assumido que coincidentemente representa o distrito de Castro. No ano passado, o Supervisor Wiener fez aprovar uma lei que exige aos nudistas que coloquem uma toalha ou pano entre os seus corpos nus e os assentos públicos. Este ano, Wiener tem um trabalho maior após o aparecimento dos anéis penianos em alguns dos nus - apetrechos que ele considera eróticos. "As pessoas podem ter a visão que desejarem ter em relação à nudez em público em geral. Mas andarem por aí com um anel peniano ou algo de semelhante não é um comportamento aceitável ou responsável", disse Wiener ao repórter da Bay Area.
Wiener discorda dos naturistas que defendem que os anéis penianos são jóias, como pulseiras ou brincos. "O propósito de um anel peniano é chamar a atenção para zona genital", disse ele. "As pessoas sentem repulsa por isso."
Deve notar-se que a nudez pública em São Francisco não é um problema dos LGBT por si só. Há, afinal, muitos nudistas heterossexuais, e o Supervisor de Wiener, como já referi anteriormente, é abertamente homossexual. E Wiener foi rápido em acrescentar que muitos indivíduos LGBT proeminentes aceitam o aumento das restrições da nudez pública. "O distrito de Castro não é só um grupo de homens e mulheres expondo-se a cada dia", disse ele.
UM JOGO DE PODER NUDISTA?
A 2 de Outubro, Wiener introduziu uma legislação que restringe severamente a nudez pública em São Francisco. A sua proposta seria expandir as proibições actuais, sobre a nudez nos parques da cidade e no porto de San Francisco, às calçadas, praças, esplanadas e transportes públicos. A lei ainda permitiria a nudez social em desfiles e grandes eventos, o que significa que o World Naked Bike Ride, a corrida Bay to Breakers, a Folsom Street Fair, etc., continuará a trazer os dólares dos turistas. Esta lei penalizaria com multa de US $ 100 para a primeira infracção e $ 200 para uma segunda fracção no espaço de um ano.
Eu espero que isto não passe. Embora as probabilidades de eu ficar nu em São Francisco em breve são cerca de zero, eu gosto do facto de haver um lugar neste país, ainda em grande parte puritano, onde aqueles que se sintam inclinados para isso podem ficar nus em qualquer lugar que não seja em casas particulares ou em praias nudistas, campos de nudismo, casas de hóspedes ou clubes particulares. E embora Wiener não diga, eu presumo que há mais por trás da sua proposta do que simplesmente uma aversão aos anéis penianos. Em grande medida, a nudez pública em São Francisco é praticada (por necessidade) por moradores de rua, uma classe de pessoas que não está bem vista por aquela instituição. E, infelizmente, nem toda a gente que fica nua no distrito do Castro parece Marc Dylan, e isso não serve para atrair turistas e investidores para a cidade.
INEXISTÊNCIA DE NUS NÃO É BOA NOTÍCIA
Os activistas naturistas, escusado será dizer, estão revoltados com a proposta de Wiener. Um deles é o meu amigo Paul D. Cain, escritor premiado e Mr. CMEN (Homens da Califórnia que Desfrutam o Naturismo) 2008: "Eu comecei com a nudez social muito tarde na minha vida, com cerca de 35 anos de idade. O nudismo permitiu-me perceber que meu corpo é algo em que eu possa ter orgulho, não vergonha. Eu tive o prazer de estar publicamente nu em São Francisco várias vezes - na Folsom Street Fair, em Bay to Breakers, e no distrito de Castro com os amigos. Com a única excepção de alguns arruaceiros bêbados em Bay to Breakers um ano, sempre fui tratado com extremo respeito.
“ A minha nudez, " continua Cain," não é uma ameaça para ninguém. Sempre tive a ideia de São Francisco ser uma cidade aberta, e essa cidade está agora a considerar tais leis absurdas sobre nudez pública, isso espanta-me e decepciona-me. Ninguém obriga ninguém a ficar nu em público. Se alguém pode fazê-lo com responsabilidade - e eu nunca vi um nudista em público em São Francisco a agir de qualquer outra forma - eu não vejo nenhuma necessidade de propor as leis desnecessariamente restritivas que o supervisor Wiener está a propor. Se alguém se sente ofendido por outra pessoa estar nua em público, então ele ou ela pode simplesmente desviar o olhar. Espero que os eleitores de São Francisco possam perceber que a proposta para a proibição anti-nudez, vai desnecessariamente remover uma das qualidades cívicas que faz da cidade o grande lugar que é. " Para o que eu só posso acrescentar, Amen!
Tradução livre casaisnudistas
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário