Tradutor

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Campanha de cosméticos recebe queixas de "pornografia"

Carolina Morais
Notícia JN

Um anúncio de uma marca de cosméticos, que despiu várias mulheres para promover uma imagem corporal positiva, foi considerado "ofensivo" e já recebeu queixas.


'Go Naked' é o nome da nova campanha publicitária da marca de cosméticos Lush. Mal começou a circular pela Austrália, várias foram as vozes que se fizeram ouvir contra o anúncio, que mostra várias mulheres plus size despidas, de costas, a tocarem umas nas outras.
Entretanto, a entidade reguladora de publicidade do país já recebeu quatro queixas oficiais. "[A campanha] é de natureza pornográfica e viola os padrões parentais e comunitários daquilo que deve ser involuntariamente visto em público por crianças e adultos", lê-se num dos documentos.

E concluiu: "Foi colocada ao nível do olhar das crianças num centro comercial. Mostra mulheres nuas a tocar noutras mulheres nuas e está exposta num espaço público. Isto é nudez que causa polémica e é ofensiva e desnecessária. Fui incapaz de proteger os meus filhos da exposição desse anúncio. Quando contactei a Lush, disseram que as mulheres na fotografia consentiram e, por isso, estava tudo bem. Esta nudez é completamente inapropriada para o ambiente familiar de um centro comercial".

Entretanto, a marca já respondeu às críticas, através de uma declaração enviada ao site BuzzFeed. "A imagem é uma referência corporal positiva e não tem qualquer intenção de ofender ou provocar incómodo. As mulheres na imagem são membros da equipa da Lush que têm fortes opiniões acerca deste assunto e se voluntariaram para participar na campanha. A fotografia está completamente intocada, porque sentimos que não devemos ter vergonha dos nossos corpos no seu estado natural e que cada um de nós é bonito com a nossa diversidade, independentemente da cor, forma, tamanho ou estilo de vida".

Uma das modelos, Courtney Fry, também falou em defesa da marca e revelou detalhes da sua adolescência, que justificam a sua participação. "Tive problemas com o meu corpo durante grande parte da minha vida e ter a confiança de fazer algo tão fora da minha zona de conforto foi um grande passo para mim. Agora aceito muito mais a minha figura por todas as suas características e defeitos, e penso que isto é uma coisa liberadora"



O anúncio 'Go Naked', lançado em agosto, também já reuniu, por outro lado, centenas de comentários positivos do público, que aplaudiu a intenção de a marca querer mostrar "mulheres reais". "A melhor reação que eu vi foi a de uma mulher mais velha, que estava a rir-se para uma amiga em frente à imagem. Deu-me uma palmada no rabo e disse que eu estava a fazer 'um trabalho incrível'", contou ainda Fry.

Depois de negociações com a entidade reguladora, a Lush decidiu remover a campanha do mencionado centro comercial australiano, em Queensland.

Nota Casaisnudistas - Basta ler algumas "pérolas" relacionadas com a imagem desta campanha para se ver o mal que existe na cabeça das pessoas, além de que, ao fazermos uma pesquisa na net encontramos em vários sites a imagem censurada com os rabos desfocados. 
Meus caros senhores e senhoras, são só rabos. Maiores, mais pequenos com mais ou menos celulite ou gordura,  todos temos um, e as criancinhas não vão crescer com traumas se os virem.
Haja paciência... 

Sem comentários:

Enviar um comentário