Tradutor

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Nudismo solitário?


Será o nudismo uma actividade solitária?


A questão põe-se porque durante os anos em que fazemos nudismo, notamos que existe um certo receio em criar algumas empatias com outros nudistas, não só em relação a nós, mas também em relação a outros praticantes.
Para nós tem sido algo difícil encontrar outros nudistas nas nossas relações, pois entre os nossos amigos não os existem (pelo menos não entre os que sabem que nós fazemos), e também não é uma actividade em que andemos a divulgar a toda a gente, visto que mesmo os nossos amigos que sabem, estão sempre a fazer algumas perguntas estranhas, o que mostra uma certa curiosidade por um lado, mas também alguma dificuldade de entender esta filosofia, coisa que nós conseguimos detectar facilmente na nossa sociedade.
Mas no entanto sabemos e vemos que cada vez mais aparecem novos nudistas, mas que infelizmente se mantêm algo anónimos, tal como nós.
Na praia notamos que existe respeito entre nudistas em relação à nudez de cada um, e por isso existe uma certa barreira psicológica que faz com que não falemos uns com os outros (para além do básico ou necessário), ou tentemos criar uma relação de praia como acontece por exemplo com mais facilidade numa praia têxtil.
E este ano no Meco tivemos dois exemplos desta situação:
 – Um casal com uma filha, em que essa menina reclamava junto da mãe que quando ia para a praia não tinha ninguém com quem brincar, pois não podia convidar nenhuma amiga para ir à praia com eles.
Nós quando escutámos este comentário rimo-nos pois connosco e se calhar com outros nudistas passa-se a mesma coisa, com a diferença de que não temos ninguém para partilhar conversas além do companheiro/a ou cônjuge.
- Outra situação foi um casal jovem que durante vários dias (duração de férias) se colocou junto a nós, todos os dias, mantendo a sua rotina - ir ao mar, jogar raquetes ou fazer tartarugas na areia (ela) - e nós também com as nossas rotinas, havendo só alguns sorrisos devido à brincadeira das nossas crianças.
Notava-se nitidamente de ambas as partes que poderia haver um contacto normal entre pessoas que estavam na mesma praia de nudismo, mas devido a essa barreira psicológica ou respeito, tal nunca aconteceu.
Nas praias portuguesas notámos sempre este afastamento, no entanto quando estivemos em Espanha, já tal não aconteceu, havendo nudistas portugueses que metiam conversa por ouvirem a mesma língua, e mesmo no parque de campismo os nudistas espanhóis falavam abertamente com toda a gente, o que nos leva a questionar se não será uma questão cultural.

6 comentários:

  1. Comentário enviado para nós por Deley de Acari

    É bem instigante essa pergunta já que frequento a praia de abricó e vou lá sempre sozinho. Nenhum amigo ou amiga das minhas relações cotidianas aceitou meu convite pra ir lá... bem... os poucos amigos que aceitaram foi pra ver mulheres nuas ao em vez de desfrutar de uma ambiente sadio onde as pessoas desnudando os corpos estão mais propensas a desnudar as almas e serem amizades mais puras, mais sinceras.... e desconvidei logo que percebi a intenção.

    Pra pessoas que não tem carro como eu, ir a abricó é uma aventura: quase duas horas de onibus, mais meia hora a pé, sob morro, desce morro... por isso vou pouco, o que não dá pra fazer amizades.
    Por outro lado no meio naturista,, criou-se uma verdadeira cultura contra pessoas sozinhas, principalmente se forem homens, e ainda mais se for de meia idade como eu.

    Geralmente locais naturistas são frequentados por casais, duplas de mulheres, grupos pequenos de amigos que ficam constrangidos e reagentes a aproximação de pessoas estranhas, principalmente homens.

    As duas vezes que consegui me aproximar de uma casal e de um grupo de tres homens e conversar por mais de vinte minutos, foi com um casal bisexual adepto do swing e gays a procura de sexo grupal. Eram pessoas inteligentes, sensiveis de boa e agradavel conversa.
    Dessas pessoas que gostariamos de conversar horas e horas...
    Mas, alí, no momento, procuravam outra coisa, diferente do que eu procuro sempre em abricó: paz, tranquilidade, harmonia e gentilesa... coisas bem diferentes do que vivo no dia á dia agitado e estressante da favela onde moro e trabalho.

    Acho que é por causa de pessoas que procuram em locais naturistas o que aquelas pessoas porcuraram aquele dia em abricó, que a maioria das pessoas. habituais frequentadoras/es de abricó são avessas e reagem a aproximação de pessoas sozinhas.

    Os escudos de auto-defesa são tão rigidos que lhes impedem de ver com transparencia e diferenciar as pessoas que procuram pureza das pessoas que buscam sacanagem.

    Pessoas que frequentam lugares naturistas, apesar das diferenças que possa existir entre elas, de classe, de raça, de sexo, etc... tendem a ter as mesmas opiniões, mesmas afinidades, mesmos gostos, mesmas maneiras de encarar a vida.

    O lugar naturista que cada um frequentam tenderiam, naturalmente, a ser, não só um ponto de encontro e lazer, mas de conquista de amigas e amigos, mais sinceros, mais leais, mais puros: Uma amiga que fica nua comigo por horas, com a qual fico nu por horas, com certesa será uma amiga com que vestido em qualquer lugar fora do lugar naturista, que vai se sentir a vontade pra desnudar sua alma diante da minha, confiar mais em mim, uma amiga com a qual vou me sentir mais a vontade em desnudar minha alma, confiar mais nela. Isso sem nunca jamais venha existir qualquer coisa entre nós além de pura e sincera amizade... isso vale, também pra todas as amizades que conquistemos no lugar naturista.
    Relações de amizades sinceras, puras, leais construidas num lugar naturista com certesa serão assim mesmo também noutros lugares... nos churrascos, em casa pra curtir a amizade, nos teatros, no cinema, nos barzinhos de rodas de chop, todos vestidos, mas mesmo que vestidos, de almas desnudas, que as boas e duradouras e mais sinceras amizades são as que as almas amigas estão sempre sem capuz, sem mascará e sem armaduras de carne e osso,vedendado aos olhos do outro quem relamente somos, desnudos de corpo e principlamente de espirito.

    deley

    ResponderEliminar
  2. Realmente é uma questão que eu já me fiz, e tenho tentado fazer amizades do mundo naturista, porque os meus amigos nunca querem ir a praia comigo e com a minha namorada!!! Ainda pensam que o naturismo é só estar nu e apesar de eu tentar explicar que o naturismo é muito mais que isso, até hoje nada. Mas eu continuo a tentar mudar opiniões. Quanto a conhecer pessoas na praia, eu nunca conheci ainda ninguém, pois as pessoas nunca parecem muito receptivas, parecem sempre muito fechadas e eu também vou bastantes vezes sozinho a praia da Bela Vista, e ai ainda pior, pois tenho sempre a ideia que as pessoas só quereriam falar comigo para tentar coisas que nada têm a ver com amizade... Mas a minha procura de amizades naturistas continua, através do fórum dos JPN, pois acho que será ainda melhor praticar quando tiver amigos que vejam o naturismo como eu e como o Deley disse, depois de ver a pessoa despida, as barreiras desaparecem, Eu acho mesmo que a partir dai vamos mesmo olhar a pessoa e não imaginar o que ela é, pois a parte física fica de fora, só o que a pessoa é de verdade importa, e isto é o que acredito.É uma pena que as amizades naturistas sejam tão dificeis de conseguir, mas acho que quando conseguir-mos vamos apreciar melhor, e ao mesmo tempo entendo, pois vivemos num mundo desconfiado, infelizmente.
    Eu e a minha namorada somos uma família, ainda sem filhos, mas quando tiver gostava poder ir a praia e que os meus filhos tivessem com quem brincar. Espero que as pessoas se preocupem mais com o espírito e menos com o corpo, pois somos um todo, não só o corpo.
    Descobri este blog hoje e adorei, já sou adepto :)

    ResponderEliminar
  3. eu kero mesmo ser nudista, mas tenho alguma vergonha. pfv add o meu mail e ajudem.me adoro o estilo de vida e gostava de ser como voces.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que é difícil fazer amigos numa praia nudista. Principalmente porque pensam que vamos com segundas intenções. É pena não haver um site de encontros nudistas na net onde as pessoas possa, com antecedencia, conhecer-se como nudistas e combinar actividades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao longo do ano existem vários encontros naturistas organizados tanto pela Federação Portuguesa de Naturismo (http://fpnat.blogspot.pt/) como pelos clubes seus associados (http://www.cncentro.org/index.php e http://www.clubenaturistaalgarve.com/). Basta consultar os respectivos sites ou páginas no Facebook para saber quando e onde estão previstos.

      Eliminar
    2. Concordo plenamente sobre existirem sites para se poder conviver e conhecer pessoas que praticam o mesmo estilo de vida que nós. Simplesmente nunca me fiz sócio de nenhum clube naturista porque a minha vida profissional é bastante preenchida e às vezes ate vejo as datas dos encontros e não tenho disponibilidade nesses dia e tambem como sou solteiro não arrisco inscrever-me porque imagino que a maioria dos que pertencem a essas federações devem ser casais e por isso não sei se me ia dar bem. Por isso concordo que deveriam existir os tais sites para nós podermos conhecer pessoas que tivessem os mesmos modos de vida que nós e aí sim inscrever-se numa federação.

      Eliminar