Tradutor

EXTRAS



Notícia Correio da Manhã

Universidade Nova de Lisboa
Investigação portuguesa avança no combate ao cancro da mama

Uma equipa de investigadores portugueses da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa está a desenvolver um novo tratamento para o cancro da mama, a partir da engenharia molecular, criando um anticorpo capaz de eliminar as células tumorais malignas.
A investigação, liderada por Paula Videira, venceu a sexta edição do Prémio de Mérito Científico Santander Totta/Universidade Nova de Lisboa, no valor de 25 mil euros, que esta quarta-feira é entregue no auditório da reitoria da universidade.
Em declarações à agência Lusa, a investigadora explicou que o trabalho, a decorrer nos próximos dois anos, pretende, através da manipulação de anticorpos, juntar as células do sistema imunitário, designadas células T, com as do cancro da mama, para que as primeiras eliminem as segundas.
Segundo Paula Videira o cancro da mama tem características que "criam um efeito imunossupressor", isto é, o sistema imunitário não consegue eliminar as células tumorais malignas, que progridem no organismo. As células tumorais malignas expressam, neste caso, à superfície, glicanos - um tipo de açúcares - muito diferentes dos encontrados nas células normais e que se designam "sialil-Tn".
De acordo com Paula Videira, esta "expressão" verifica-se em 30 por cento dos casos de cancro da mama. Contudo, explicou, as células do sistema imunitário, em vez de reconhecerem a aberração e eliminá-la, "não vão fazer nada". O que a equipa de cientistas se propõe fazer é criar um anticorpo "bi-específico", que una as células específicas do sistema imunitário com as do cancro da mama e, ao mesmo tempo, "ative" as primeiras para eliminar as últimas.
Numa primeira fase, os investigadores vão "finalizar o fabrico" do anticorpo que vai reconhecer as células do cancro da mama, uma vez que, adiantou Paula Videira, "já existem anticorpos que ativam as células T", as células do sistema imunitário. Posteriormente, será feita a caracterização do anticorpo das células tumorais, antes da sua junção com o anticorpo das células T.
O novo anticorpo gerado será testado "in vitro" em células humanas e, depois, em animais vivos, "capazes de receber células humanas sem as rejeitar". Se for bem sucedida, a investigação pode ser um passo importante para o tratamento, mais eficaz e menos tóxico, do cancro da mama, mas também dos cancros do estômago, do pâncreas e do cólon, que expressam igualmente glicanos "sialil-Tn".

.............................................................................................................................................................


É você pudica, adequada, atrevida ou uma desavergonhada? 


Artista acende debate sobre a mensagem que comprimento da saia que usa pode enviar

por Sadie Whitelocks

Uma artista provocou um debate sobre o que o comprimento das saias dizem sobre quem as veste. Rosea Lake, de 18 anos, que está a estudar design gráfico e ilustração na Capilano University, em Vancouver, postou uma fotografia intitulada Avaliações na sua conta no Tumblr. A imagem mostra uma mulher de trás com 10 palavras escritas na sua perna esquerda indicando diversos tamanhos de saia , com 'matrona' rabiscado na parte inferior da sua perna e 'prostituta' logo abaixo das suas nádegas. Descansando sob seu joelho é "apropriado" o rótulo enquanto 'Glamour' fica acima. Em apenas duas semanas a foto da menina Lake atraiu mais de 270 mil comentários e tem sido compartilhada em vários sitios de redes sociais. Um comentador escreveu no Facebook: "E se fosse até ao tornozelo, teria que ser graciosa ou elegante? Eu acho que sim. " Enquanto outro mostrou seu desagrado acrescentando: "Claro, vamos julgar as mulheres como fizemos em 1600. Nojento! " No entanto Laura Beck na Jezabel.com disse: "Esta imagem realmente ecoa em mim. Como muitas mulheres, eu tenho sido submetido ao teste de comprimento do dedo para confirmar se a minha saia era longa o suficiente na escola e algumas vezes me foi perguntado, enquanto usava uma saia comprida, por que estava eu tão coberta. Há dias que uma senhora não pode ganhar. A foto (…) demonstra a quantidade ridícula de pressão que uma mulher tem quando se veste para se integrar de alguma maneira." A menina Lake, que tirou a foto quando ela tinha 17 anos, como parte de um projecto de liceu, disse que queria que a foto servisse para que as pessoas parassem de tirar conclusões precipitadas quando se trata de mulheres e da forma como se vestem. Ela disse ao jornal The Province: 'Eu percebi que ao olhar para uma mulher com uma saia curta eu automaticamente pensei 'desavergonhada '- e eu me senti mal por isso. "E pensei que todas as mulheres que usavam hijabs (véus muçulmanos) estavam a ser oprimidas. Pensei na vergonha de uma altura de saia de uma desavergonhada e que nós precisamos de chegar a um lugar onde não somos julgadores nem julgadas. Devido à procura, ela agora está a pensar em vender cópias da foto, no entanto, ela diz que uma pequena modificação deve ser feita em primeiro lugar, a palavra “púdica” está escrita incorrectamente, "Eu não vi, quando o fiz. Mas para futuras impressões ou outras situações eu corrigi-lo-ei ", explicou.

Tradução livre casaisnudistas

.............................................................................................................................................................

Ricaro Araújo Pereira no Risadaria

Ricardo Araújo Pereira foi um dos convidados no Festival de Humor - Risadaria, que decorreu no Brasil, entre 22 e 25 de Março.
A sua participação no festival, bem como a presença no Programa do Jô serviu para mostrar um pouco do bom humor português.

Ricardo Araújo Pereira faz rir os brasileiros no maior festival de humor do Brasil - Cultura - Notícias - RTP




.............................................................................................................................................................

A NOSSA HOMENAGEM



.............................................................................................................................................................


A organização 11-11-11 está a planear uma série de acontecimentos para este dia especial, e entre eles está a criação de um cordão humano pela paz, pela alegria e pela harmonia no planeta, e para tal só são precisos dois passos:

Passo 1 - Distribua esta mensagem a todas as pessoas que queiram uma mudança positiva no planeta:

No dia 11.11.11 faça o que mais lhe dá prazer, faça o que o/a faz sorrir, faça o que lhe dá paz.
Isto fará uma reacção em cadeia de positivismo e harmonia com todas as pessoas que lerem esta mensagem.

Passo 2- Formar correntes de 11 pessoas:
Transmita esta mensagem a pelo menos 11 pessoas importantes para si, que também queiram promover paz e harmonia neste 11.11.11. Cada uma destas 11 pessoas devem passar esta mensagem a mais 11 pessoas e assim sucessivamente.
O único esforço necessário é ter a certeza de que as 11 pessoas que conhecemos pedem a outras 11 pessoas para aderir.

Aqui fica o site para quem quiser consultar e participa

http://the111111event.org

Deixamos também um dos videos promocionais




.............................................................................................................................................................

Como este blog já passou além fronteiras, resolvemos mostrar um pouco da nossa terra, fazendo um pouco de propaganda de uma cidade muito bonita de dia e de noite, com estes dois videos.
Para quem não conhece aqui fica uma pequena amostragem do que é esta cidade.
Assim vos deixamos...LISBOA







.............................................................................................................................................................

Apesar dos ratings e das cotações de quem não nos conhece, é com estes desempenhos que nos orgulhamos de ser portugueses.
A cantora Ana Moura foi entrevistada no programa do Jô Soares na quarta-feira dia 24/08/2011 e participou num festival de música nesta sexta-feira também no Brasil.
Vale a pena ver a entrevista e apreciar a bela voz desta nossa cantora.