Tradutor

domingo, 8 de maio de 2011

Será a nudez erotismo?

Esta questão surgiu-nos quando, ao circularmos na rua, começámos a reparar um pouco mais nas modas que vão aparecendo e nas respostas que as pessoas dão a essas mesmas modas.
Antigamente a maneira que as pessoas tinham de vestir variava, sendo mais descoberta ou reveladora no Verão quando o tempo quente o permitia, e mais tapada no Inverno, mas agora já não se nota grandes diferenças entre o Verão e o Inverno. E nas mulheres as mudanças de mentalidade fazem-se notar muito mais significativamente, pois reparamos que elas já não se importam com os olhares mais reprovadores e andam com os seus decotes mais descobertos e as mini-saias ou calções curtos também com o tempo frio.
E depois então temos as modas que aparecem principalmente nos jovens mas que em alguns casos são depois seguidos pelas pessoas da geração seguinte, e que vamos dar dois exemplos:
Nos rapazes tivemos a moda da camisa aberta, com um pouco do peito à vista e no caso das raparigas temos agora a moda dos collants mais ou menos opacos (a que chamam leggings) a servirem de calças, ambas situações que começam nos mais novos mas que as gerações seguintes também seguem. (embora a moda da camisa desapertada já tenha desaparecido)
Ora a nós como nudistas não nos choca absolutamente nada a exposição do corpo, no entanto não podemos de deixar de pensar no porquê destas exposições diárias.
Será só pela moda, ou as pessoas, embora digam que não e cheguem a jurar a pés juntos que nunca fariam nudismo, sentem lá no fundo uma necessidade em mostrar o corpo que têm, indo muitas vezes contra os ensinamentos que tiveram ao longo da vida, e manifestando um pouco um grito de revolta?
Nós achamos que é precisamente isto que as pessoas sentem quando vestem uma peça de roupa que mostra um pouco mais do seu corpo, seja homem ou mulher. Porque uma mulher quando veste um top com um decote generoso, fá-lo porque se sente bem consigo própria e gosta de mostrar esse mesmo decote, e quem fala de decotes pode falar em mostrar a barriga, calções ou mini-saias que mostrem mais ou menos as pernas, ou até mesmo as tais calças leggings que muitas vezes mostram tudo. E no caso do homem é precisamente a mesma coisa embora o homem não possa mostrar muito, mas quando veste uma t-shirt ou calças justas que revelam mais os contornos do corpo ou uma camisa aberta a revelar um pouco do peito, o objectivo é o mesmo.
E para eles isto não tem mal nenhum pois estão a mostrar o corpo escondendo-o.
Mas para nós existe mais, existe também a sedução, pois quando tudo isto acontece está a haver um jogo que muitas vezes já está tão enraizado ao longo dos tempos que as pessoas já não notam, mas esta exposição mostrando algo – muito ou pouco – e escondendo o resto, ou muitas vezes a utilização das transparências na roupa, não é mais do que a sedução feita por um elemento em relação a outro ou outros.
Daí o nosso título deste post. Será um corpo nu mais erótico do que um corpo meio despido?
O corpo nu é sensual, mas será erótico?
Se fosse assim porque é que nos shows de strip é necessária a roupa, que se vai despindo, revelando o corpo nu? Se o corpo nu fosse erótico, então bastaria aparecer somente despidos para provocar as sensações que são procuradas. E nas revistas masculinas, nos filmes eróticos ou em outras situações do género, em que geralmente existe uma lingerie provocante, e que muitas vezes não é totalmente despida? Mas quando não é lingerie é um biquíni, ou somente um lençol, …., e poderíamos dar muitos outros exemplos.
Por isso para nós a nudez não é erótica, pois ao fim ao cabo o erotismo existe na nossa cabeça, e geralmente esse erotismo acontece quando ao vermos algo mais descoberto, imaginamos como será o resto, ora no caso do nudismo isso não acontece pois o corpo está todo exposto, não dando margem para imaginações. (O que se vê é o que é.)
O que será mais erótico – uma praia de nudistas em que as pessoas andam à vontade com os seus corpos livres ou um corpo vestido revelando algumas partes através de transparências ou de revelações que a própria roupa pode proporcionar com o movimentar da pessoa? E será que essa pessoa, que com a roupa revela ou esconde aquilo que quer, não tem consciência plena das suas acções, que muitas vezes são premeditadas no tal jogo de sedução já mencionado?
Muitos dirão que não e que o corpo nu é mais erótico e que os/as excita mais ver um corpo nu, no entanto também pode acontecer que o que se procura é ver algo que não se tem, ou seja as mulheres procuram ver corpos musculados e o mesmo se passa com os homens que procuram nas revistas, nos filmes ou em shows corpos de mulheres mais delineados, pois em ambos os casos quando olham para o lado não é isso que vêm (e muitas vezes nem querem ver ou aceitar o corpo de quem os acompanha).
Quantas vezes já ouvimos dizer, aquilo que é um pensamento completamente errado, que nas praias de nudismo é onde existem mais mulheres e homens com os corpos torneados, levados por aquilo que vêm nas revistas e partindo do pressuposto de que toda a gente que tem um corpo mais delineado se despe e que toda a gente que se despe para as revistas vai para a praia de nudismo.
Ora uma praia de nudismo tem precisamente aquilo que uma praia têxtil tem, todo o tipo de corpos, somente estão nus, no entanto este tipo de pensamento e esta procura do erotismo através do corpo nu que se vê ou da nudez que se vai descobrindo muitas vezes indica dois problemas – a não aceitação do seu próprio corpo, e a não aceitação do corpo do seu companheiro/a. 

A nudez, sozinha, não é assim tão erótica; precisa que lhe ponham um trapinho em cima. Precisa de um filtro. Pode ser puramente visual, mas deve estar lá. Sensualidade é o obstáculo. 

Autor: Hayat,  Faíza     

Uma mulher nua seria menos perigosa do que é uma saia habilmente exibida, que cobre tudo e, ao mesmo tempo, deixa tudo à vista.

Honoré de Balzac

Sem comentários:

Enviar um comentário