Tradutor

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dia Mundial do Naturismo - O Dia Seguinte


Notícia Bom Dia Luxemburgo
20/06/2011

A Federação Portuguesa de Naturismo assinalou este domingo o Dia Mundial do Naturismo com actividades culturais e desportivas e com uma acção de limpeza da praia do Meco, em Sesimbra, uma das sete praias oficiais para a prática de nudismo.
Além da apresentação do livro "Ser Natural", que decorreu ao final da manhã, a Federação organizou também diversas actividades desportivas, designadamente um torneio de petanca e um jogo de voleibol.
Segundo Maria Emília Paiva, porta-voz da Federação Portuguesa de Naturismo, "em Portugal há apenas sete praias oficiais, todas a sul do Tejo, e dois parques de campismo, um em Santiago do Cacém e outro em Budens, vila do Bispo, no Algarve, para cerca de 100 mil naturistas, nacionais e estrangeiros".
"Há mais 30 praias portuguesas de usos e costumes -- praias onde há habitualmente uma frequência naturista, mas que ainda não estão oficializadas", acrescentou, convicta de que Portugal poderia beneficiar muito, em termos turísticos, com uma maior oferta na área do naturismo.
"Assim somos nós que vamos passar férias no estrangeiro", lamentou.
Maria Emília Paiva lembrou ainda que, "aquando da última alteração da lei naturista, em Dezembro de 2010, foi apresentado um pedido para que sejam as próprias autarquias a reconhecer essas 30 praias como praias naturistas, de forma a evitar toda a tramitação burocrática que é necessária nestes casos".
As comemorações do Dia Mundial do Naturismo naquela que foi a primeira praia naturista de Portugal -- praia do Meco -, onde se juntam centenas de pessoas que se dedicam à prática do naturismo, muitas acompanhados pelos familiares.
Uma das queixas dos naturistas é justamente a falta de outros espaços para a prática do naturismo, que consideram claramente insuficientes para o elevado número de aderentes em todo o País.
Embora garanta que há cada vez mais pessoas a fazerem naturismo, Maria Emília Paiva reconhece também que o número de inscritos tem vindo a diminuir progressivamente.
"Neste momento a federação tem apenas cerca de 1.500 membros", admitiu, assegurando, no entanto, que a estrutura federativa vai continuar a lutar para que haja cada vez mais espaços disponíveis para a prática do naturismo.


Notícia Correio da Manhã
20/06/2011

Cem mil portugueses são naturistas

Emília Paiva, da comissão administrativa da Federação Portuguesa de Naturismo, criticou ontem os veraneantes que usam fato de banho por não respeitarem as áreas destinadas à prática do naturismo.
"Incomoda estar nu rodeado de pessoas vestidas, e os nossos associados queixam--se de que são alvo de bocas e de insultos quando estão em praias que por lei são destinadas a pessoas que não usam fato de banho", denunciou. Em Portugal, há cem mil adeptos do naturismo.
Ontem assinalou-se o Dia Mundial do Naturismo, com várias iniciativas na praia do Meco (Sesimbra). O Meco foi aliás a primeira praia portuguesa aprovada como naturista, já lá vão 16 anos.
"Há mais de vinte anos que praticamos naturismo, mas só nos sentimos à vontade no estrangeiro", referiu José Monteiro, de 68 anos, que esteve no Meco com a mulher, Fernanda, de 64 anos. "É aborrecido ter pessoas a olhar fixamente para nós com olhar de reprovação", explicou Fernanda.
Emília Paiva referiu que "em Portugal apenas há sete praias oficiais, quando em Espanha são 400. Em França, Cap d'Agde é uma autêntica cidade para naturistas. No Verão, é frequentada por 50 mil banhistas que vão ao banco ou ao supermercado sem roupa".

Nota dos casaisnudistas: Nós compreendemos que as declarações prestadas foram no ambito do naturismo e daí se falar muito em naturistas, no entanto mantemos as nossas dúvidas no número de naturistas que dizem existir. Dizer que toda a gente que está presente nas praias, nomeadamente no Meco é naturista e afirmar que em Portugal existem 100 000 naturistas é estar a esconder a realidade. O que existe em Portugal são 100 000 nudistas e naturistas assim como as pessoas que frequentam as praias para se despirem são também nudistas e naturistas, e enquanto as pessoas com algum tipo de responsabilidade em associações ligadas a esta filosofia, não o reconhecerem não conseguiremos fazer a união necessária para que o número de nudistas/naturistas cresça, para que aumente o número de praias legalizadas e com condições, conforme todos gostaríamos.

2 comentários:

  1. Há muito que esta realidade é conhecida dos dirigentes associativos, o problema é diferente e mais complexo.

    NO Naturismo Associativo convivem lado a lado nudistas e naturistas sem qualquer tipo de problema.

    a questão coloca-se a nível do associativismo ou seja poucos estão disponíveis para abraçarem e apoiarem uma causa que representa, luta e dignifica o naturismo em Portugal.

    Poucos percebem que isto custa dinheiro e que é preciso trabalhar junto do poder autárquico e central para poder alcançar mais praias , mais espaços e melhores condições.

    Finalmente a questão da representatividade podemos dizer que somos X ou somos Y , mas na pratica o que conta (pois é de fácil medição) é o numero de associados que representa a Federação e os Clubes.

    Queixamos-nos de falta de espaços só que quem quer investir precisa de dados para o seu plano de negócios e estes tem de ser fiáveis e fidedignos e não um numero estimado.

    SN

    PG

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelos seus comentários pois nos indicam que os nossos posts levantam algumas questões, que mais não seja de contraditório o
    que também é importante.
    No que respeita a diferença entre nudistas e naturistas ser só focada em Portugal, não é o que indicam os artigos e opiniões de outros países que de vez em quando aparecem nos meios nudistas/naturistas, em que muitos falam dessa separação e alguns até chegam a afastar os nudistas como se fossem algo diferente e que não se devessem considerar. Nós continuamos a achar que quem não cumpre os ideais naturistas mas gosta da liberdade da nudez deve ser nudista, no entanto depois de vermos uma declaração de alguém com responsabilidades nas associações naturistas dizer que o naturismo tem ideais que ele próprio não cumpre, deixa-nos confusos, mas continuamos a achar que é só uma questão de nome.
    Em relação ao número de naturistas existentes, também achamos que devemos nos unir todos para conseguirmos mais e melhores condições para esta prática, apesar de acharmos que o nudista/naturista português é alguém que gosta pouco de se incomodar ou que o incomodem. Mas tal não invalida que as pessoas se possam referir tanto a nudistas como a naturistas, como nós tentamos sempre fazer para poder integrar os dois grupos num só sem excepções.

    ResponderEliminar