Tradutor

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

As modas


No início do Verão, num programa informativo de um canal de televisão, convidaram uma especialista de moda (?!?), para explicar qual a moda para o Verão deste ano, quer para o dia-a-dia, quer para a praia, e as ideias apresentadas deixaram-nos um pouco perplexos.
Começou por dizer que a moda para este ano para sair durante o dia e noite, deveria ser de roupas frescas (claro é Verão), e que as mulheres poderiam usar e abusar dos calções e saias curtas. E quando foi questionada sobre a idade com que se poderia usar mini saias e calções curtos, informou que este tipo de roupa poderia ser usado sem problema até aos sessenta anos (será que está tabelado?), pois um corpo bem cuidado não apresentaria problemas em ser mostrado até essa idade, mas em relação à praia a exposição do corpo seria mais complicada, pois a moda para este ano não contemplaria a nudez nem a utilização de tanga ou fio dental - pois este tipo de exposição só seria para o recato da nossa casa - mas sim o uso de biquíni (de preferência com calção), fato de banho completo ou triquini.
E é aqui que nós dizemos que algo não bate certo, então pode-se usar roupas frescas e calções e mini saias até os sessenta anos, mas na praia já não se pode expor o corpo? Nem pessoas mais novas?
Isto das/dos especialistas de moda que dizem quais são as tendências do que se deve vestir para o ano tal, sempre nos causou muita estranheza. É algum curso que se tira, um dom, ou as pessoas um dia levantam-se da cama e dizem que a moda para este ano é toda a gente vestida de amarelo?
Para nós isto de especialistas de moda não passa de um aproveitamento para um negócio, pois geralmente estes especialistas ou são estilistas que dirão que a moda é precisamente aquela que eles/elas desenharam, ou então são proprietárias de lojas de roupa que dirão que a moda são as roupas que a sua loja comercializa, se for um pronto-a-vestir, ou os biquínis e fatos de banho de um certo tipo se tiver uma loja de roupa de praia. Ou seja tudo o que possa ajudar no negócio. Neste caso parece-nos que a especialista tinha um negócio de roupa de praia.
Para nós é-nos indiferente, pois quando vamos à praia é para fazer nudismo - não nos preocupamos se estamos conforme a moda ou não, e mesmo se formos a uma praia têxtil usamos os mesmos biquínis e calções que já temos há muitos anos e que continuam bons devido ao pouco uso.
Quando chega a esta altura, temos amigos que andam sempre preocupados em procurar o biquíni de cor X ou os calções da marca Y, para poderem usar as últimas tendências, e estarem sempre actualizados em relação à roupa de praia.
No entanto existe algo que não se muda mesmo que a cor da moda ou o estilo de biquíni ou calções mude todos os anos, que é o nosso corpo – esse mantém-se sempre o mesmo.
Como tal, nós como nudistas, estamos sempre na moda.

Sem comentários:

Enviar um comentário