Tradutor

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Um oásis no deserto

Conforme escrevemos, e como o tempo melhorou bastante, considerando a chuva de Sábado, no Domingo passado fomos até à praia do Salto junto a Porto Covo.
Foi levantar cedo, pegar na trouxa e seguir caminho até o Alentejo.
Com o GPS ligado, percorremos as duas horas de caminho com alguma calma, não evitando algumas vezes as perguntas - Para que praia é que vamos? ou então - Ainda falta muito para chegarmos à praia?, mas finalmente chegámos.
Numa zona em que as praias são muito semelhantes até mesmo em termos de acessos, vale a placa com o nome da praia e com a indicação do tipo de praia que é, que se consegue ver da estrada, para nos indicar que estamos no sítio certo.
Depois de estacionarmos o carro, num pequeno parque, onde não tivemos dificuldades de maior por termos chegado cedo (existe um parque maior na praia do lado), descemos as escadas e deparámo-nos com uma praia algo pequena mas muito acolhedora, com o mar não muito bravo, muito devido às rochas que ajudam a cortar as ondas (estamos habituados ao mar do Meco), e com umas bicas de água doce que vem da falésia (será potável?).
Já se encontravam na praia algumas pessoas, e ao longo da manhã muitas mais foram chegando.
Nós montámos as nossas coisas e começámos as nossas actividades normais, com jogos e brincadeiras, mas à medida que o tempo passava, mais gostávamos de estar naquela praia, pois fomos reparando que não existia a presença de texteis, só alguns jovens que acompanhavam adultos (compreensível - altura da puberdade e da identidade), e alguns toplesses em grupos nudistas, mas o que mais nos agradou foi o nudismo familiar que se presencia nesta praia, pois cada grupo que chega é quase sempre uma familia inteira com pais e filhos e até madrinhas e padrinhos, além de que toda a gente se conhece o que indica uma presença contínua das pessoas nesta praia ao longo dos anos, havendo situações de pessoas que ao chegarem à praia davam uma volta para cumprimentarem os conhecidos que se encontravam nela, ou então os jovens que se juntavam todos no mesmo local para jogarem.
A paisagem é agradável e o incómodo que os poucos mirones que aparecem na falésia provoca é minimo.
Gostaríamos de ter registado alguns momentos nossos e paisagens em imagem mas pensámos que a presença de uma máquina fotográfica manuseada por pessoas estranhas (afinal era o que nós eramos para eles), poderia causar alguns equívocos, e como tal não o fizemos.
No entanto ficámos fãs e não vamos deixar de visitar novamente esta praia, e quem sabe até passarmos um tempo nas próximas férias, pois com uma praia nudista bastante acolhedora, em que a distância do carro à praia são umas escadas, com nudismo predominantemente familiar, é quase como que um oásis num deserto.
Se não fossem as duas horas de caminho...

3 comentários:

  1. Bom dia

    Os utentes da praia do Salto são muito cientes da sua privacidade e a utilização de maquinas não é muito bem vinda mesmo com todo o cuidado.

    SN

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo vosso comentário, no entanto julgamos que não são só os utentes da praia do Salto que são cientes da sua privacidade, somos todos, mas como muita gente, gostamos de registar alguns dos nossos momentos em familia através de fotografia (principalmemte nas férias), nunca apanhando pessoas que sejam estranhas a nós, mesmo que tal aconteça enquanto estamos numa praia de nudismo, porque nós tentamos respeitar o espaço dos outros mas também gostamos que respeitem o nosso e se nós no nosso espaço resolvermos tirar fotografias às nossas actividades como família, sem que prejudiquemos terceiros, não vemos como tal pode ser criticado ou até mesmo proíbido.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia

    Escrevemos só para partilhar que a sensação que voçês tiveram ao frequentar pela primeira vez a praia do salto foi a mesma que nós, há já quase 15 anos, também tivemos e, desde esse dia, ficámos completamente apaixonados pelo local e também pela vila de porto covo. Ainda que tenhamos ido a outros locais vamos sempre alguns dias a porto covo. Depois do nascimento dos nossos filhos temos feito sempre as férias de verão na praia do salto.
    É linda, calma, muito intimista proporcionando facilmente novas amizades. Temos já bastantes e bons amigos de vários locais do país que conhecemos na praia do salto.
    É de facto única...
    Já agora, certamente que estávamos na praia no dia em que a visitaram.
    Saudações Naturistas e até um dia!
    Paulo

    ResponderEliminar