Tradutor

domingo, 15 de novembro de 2009

Sol pode trazer mais benefícios que riscos

Cientistas estudaram relação entre exposição solar e cancro

Apesar de o sol ser o principal causador de cancro de pele, uma nova pesquisa sobre o impacto da exposição solar na saúde humana sugere que os benefícios da luz solar podem superar os riscos de cancro de pele para algumas pessoas. O estudo foi liderado pelo conceituado biofísico Richard Setlow, o primeiro a alertar para a ligação entre exposição solar e cancro de pele. Contudo, agora, o cientista alerta para o facto de que a falta de luz solar pode prejudicar a produção de vitamina D, que ajuda a prevenir vários tipos de cancro e doenças cardíacas e a impulsionar o sistema imunológico.
A pesquisa foi publicada na edição da revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences”. Além da equipa de Setlow, o estudo contou também com a participação de cientistas da Noruega.
Os pesquisadores observaram que a incidência de outros tipos de cancro, como o do pulmão, mama e próstata, aumentava no sentido norte-sul. No entanto, ao analisarem as taxas de sobrevivência, os pesquisadores descobriram que as pessoas que ficam mais expostas ao sol apresentam prognósticos melhores, o que sugere que aquelas que têm mais tempo de exposição ao sol têm mais hipóteses de sobreviverem a vários tipos de cancro. «Num trabalho anterior havíamos apontado que as taxas de sobrevivência para estes tipos de cancro melhoravam quando o diagnóstico coincidia com a estação de maior exposição ao sol», explica Setlow.
O estudo aponta que, para prevenir o cancro de pele e continuar a produzir vitamina D, é preciso aumentar o consumo de alimentos ricos na substância e continuar a utilizar o protector solar. Para Setlow, a pesquisa pode auxiliar no desenvolvimento de novos tipos de protectores solares, nomeadamente que protejam contra os raios UVA, mas não prejudiquem a absorção moderada dos raios UVB, que actuam na produção de vitamina D. «Um aumento da exposição ao sol pode levar a uma melhoria no prognóstico do cancro e possivelmente ter mais resultados positivos que negativos», conclui.
Desde que com regras e sem exageros, a exposição solar:
  • Activa a circulação sanguínea.
  • Estimula o sistema endócrino, favorecendo os processos metabólicos e o aproveitamento dos nutrientes.
  • Melhora os quadros de acne e as infecções por fungos.
  • Promove a síntese de vitamina D na pele, que favorece a fixação de cálcio nos ossos e dentes.
  • Aumenta a quantidade de glóbulos brancos no sangue, os protagonistas do sistema imunitário, o nosso mecanismo de defesa contra agentes infecciosos.
  • Aumenta a concentração de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis pelo transporte do oxigénio.
  • Estimula o sistema hormonal, com especial incidência nas glândulas pituitária e tiroideia.
  • Activa o sistema nervoso. Sabia que a exposição solar é um bom antídoto contra a depressão e a ansiedade, melhorando o seu bem estar físico?
  • Melhora o trânsito intestinal, evitando dores abdominais.
  • Favorece a actividade intelectual.
  • Se der uns mergulhos, vai beneficiar também das propriedades anti-tumorais e anti-bacterianas da água do mar.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário