Tradutor

quinta-feira, 25 de Março de 2010

Praias nudistas portuguesas

Estas indicações foram retiradas de um guia de praias de 2004, onde indicava praias de nudismo tolerado e oficial.
Foram feitas por nós algumas actualizações, no entanto devemos salientar que a maioria das praias apresentadas são de nudismo tolerado. Nós aconselhamos sempre que se pratique o nudismo/naturismo em praias oficiais para evitar qualquer constrangimento entre nudistas/naturistas e têxteis, pois achamos sempre que devemos respeitar o espaço dos outros para que o nosso também seja respeitado.
Mas claro, fica à consideração de cada um.

Praia do Palheirão - Cantanhede
Praia de nudismo tolerado
As dunas desta praia semi-selvagem estão envolvidas por mata nacional, plantada para proteger os campos agrícolas da areia. Possui uma passadeira construída sobre as dunas e um bar nos meses de verão.
À saída de Palheiros da Tocha deve-se seguir a indicação para a praia e tomar uma estrada de terra, virando à esquerda quando esta acaba.

Praia do Campismo ou Orbitur - Figueira da Foz
Praia de nudismo tolerado
Poucos metros a sul da Gala, situa-se numa zona que já não está protegida por pontões. Aqui, a praia é extensa e ventosa, sendo maioritáriamente frequentada por utentes do camping.
O acesso é efectuado por dentro do parque de campismo ou contornando-o, por um trilho a norte.

Praia do Salgado - Nazaré 
Praia de nudismo tolerado
Desta extensa praia vê-se a Nazaré e poder-se-ia aí chegar a pé, se não fosse o areal interrompido pelo porto de abrigo. Os apreciadores de emoções fortes lamçam-se de asa delta ou de parapente da falésia que na rectaguarda limita o areal. Mar agitado.

Praia da Almagreira - Ferrel
Praia de nudismo tolerado
Na saída a sul de Ferrel, seguir a placa com a indicação de Almagreira. Uma estrada de terra batida dá acesso ao areal, interrompido por maciços avermelhados e argilosos, que geram recantos onde se pratica o nudismo. O mesmo tipo de formações rodeia a praia.
É muito popular durante o Verão, e daqui tem-se uma excelente vista da ilha do Baleal. 

Praia da Consolação - Peniche
Praia de nudismo tolerado
Dividida em duas pelo forte com o mesmo nome, a sul, uma zona de rocha é aproveitada para tratamentos medicinais em benefício da coluna, a norte, é extensa e larga, possuindo areia mais grossa do que o habitual na região.  

Praia do Alto dos Frades - Peniche
Praia de nudismo tolerado
O acesso efectua-se por umas escadas pouco apetecíveis, por isso leve comida e bebida porque o bar mais próximo fica a muitos degraus de distância. Comprida tem muito menos gente do que a vizinha praia de São Bernardino.
Pratica-se nudismo em alguns locais mais recatados.

Praia do Caniçal - Lourinhã
Praia de nudismo tolerado
Chega-se a este local abrigado por rochedos através de uma estrada de terra que segue em direcção ao mar, a sul do forte de Paimogo. Possivel ir de automóvel com muito cuidado.
É das praias mais calmas da zona, só enche em Agosto e aos fins-de-semana alargados.
Na rectaguarda abundam hortas e campos de cultivo.

Praia do Zimbral - Lourinhã
Praia de nudismo tolerado
Pode-se aqui chegar a pé a partir de Porto Dinheiro ou do Porto das Barcas.
Local calmo, com acessos difíceis e montes debruçados sobre a praia. Existem recantos bastante isolados onde se pratica nudismo.


Praia do Valmitão - Lourinhã
Praia de nudismo tolerado
Esta é a designação geral para uma longa extensão de areia, embora os moradores locais apelidam de Valmitão apenas o local onde se concentram mais veraneantes.
Protegida em toda a sua extensão por altas falésias, algumas delas cortadas por perigosos carreiros que descem até à praia.
Efectuando uma caminhada para sul, com o mar à direita, passa-se pela Corva, Tramagueira, Aguda, Vale das Éguas, Carreiro de Valmitão e Cardinha - denominações para diferentes zonas da praia.
Quanto mais para sul, mais probabilidade de estar sozinho e de praticar nudismo.

Praia Ponta-da-Vela - São Pedro da Cadeira
Praia de nudismo tolerado
Para a atingir é necessário efectuar a descida comum às praias da Ussa e do Guincho, atravessando-as. Mais pequena, recebeu o nome do promontório ao qual se encontra unida (do lado norte).
Atrai praticantes de nudismo.  

Praia de Vide ou da Vigia - Sintra
Praia de nudismo tolerado
No prolongamento da praia de São Julião (é possivel o transito entre as duas durante a maré baixa), ocupa uma extensão imensa ainda que seja relativamente estreita. Na encosta existe um miradouro, Vigia de Assafora, a partir do qual é possivel aceder à areia através de um carreiro íngreme.  
Possui parque de estacionamento.

Praia da Aguda - Sintra
Praia de nudismo tolerado
Irmã não vigiada das praias do Magoito e da Taboeira (unida a estas durante a maré baixa), é habitual aqui a prática de nudismo. A partir do cimo da falésia pratica-se para-pente.
Os cinco minutos que se gastam a descer a escadaria até o longo e estreito areal, são largamente compensados pela assombrosa vista sobre o Atlântico.
Possui parque de estacionamento próprio.

Praia da Adraga - Sintra 
Praia de nudismo tolerado
Uma enorme rocha semelhante a um animal reclinado que bebe água do mar delimita-a a sul.
Durante a baixa mar é possivel passar sob esta rocha e atingir a pequena praia do Cavalo.
Na extremidade norte é possível encontrar adeptos do nudismo. Ondulação forte e correntes traiçoeiras dificultam a entrada no mar.

Praia da Ursa - Sintra
Praia de nudismo tolerado
Tida como uma das mais belas do país, o acesso é muito difícil e perigoso. Na estrada, próximo do Cabo da Roca, uma placa sinaliza o seu nome - seguindo a pé por um caminho de terra atinge-se um local ermo onde se encontra uma placa com a indicação de «Praia não vigiada».
A partir daí toma-se um carreiro, à esquerda, que percorre a encosta em zigue-zagues até à praia.
Uma vez no areal, a vista é assombrosa, com as colossais pedras da Ursa e Gigante a marcarem a linha da costa. Durante a baixa- mar é possivel descobrir enseadas contíguas.

Praia Riba da Cabra - Sintra
Praia de nudismo tolerado
A mais ocidental praia do continente europeu é de difícil acesso. Caminhando para sul a partir da extremidade do Cabo da Roca (seguindo pelo limite da falésia) encontrará uma descida irregular. Demora cerca de 15 minutos a descer, e um pouco mais a subir. Virada a sul, o fundo da praia é constituído por milhares de pedras roladas, responsáveis por um marulhar característico.

Praia da Bela Vista - Costa da Caparica
Praia de nudismo oficial
Praia muito calma, da zona da Costa da Caparica, com um areal muito extenso. Localizada a cerca de 1 km a norte da Fonte da Telha, o seu acesso pode ser feito através da estrada ou de comboio de praia (Transpraia), na paragem 17. A zona nudista/naturista começa cerca de 400 metros a sul da paragem 17 e termina a cerca de 700 metros a norte da paragem da Fonte da Telha. Foi uma das primeiras praias oficiais de nudismo.
Tem parque de estacionamento próprio.

Praia da Fonte da Telha - Costa da Caparica
Praia de nudismo tolerado
Entre a Bela Vista e o Meco. Há várias maneiras de lá chegar. A partir de Lisboa, pode ir-se pela Caparica e depois sempre para Sul até ao cruzamento que desce para a aldeia, ou pela Estrada Nacional 10 (depois da Ponte sair para Almada e seguir para Sul) até à Cruz de Pau. Depois à direita em direcção às Praias (vai ter directo à Fonte da Telha). Quando chegar à aldeia vire à esquerda e siga até ao fim da estrada, onde pode deixar o carro mesmo ao lado da praia.
Deixe o carro e siga para o mar pelos carreiros entre as dunas (cerca de 1km) - vai ter directamente aos melhores locais da praia.Praia extensa de areia branca, dunas e mata com muita vegetação. Tem recantos idílicos, se explorar a falésia para Sul, um quilómetro ou mais.Três nascentes fornecem água que pode beber e se procurar também encontra argila. Nudismo há mais de trinta anos, numa mistura cordial de texteis e naturistas. Mar normalmente calmo, pouco vento, sol até muito tarde, é costume ver-se gente na praia até ao cair da noite.


Praia do Meco ou dos Nus - Sesimbra
Praia de nudismo oficial
Muito frequentada por famílias, é uma praia tranquila com extenso areal e água muito limpa. Nos dias de mau tempo o mar é bastante forte.
A praia do Meco é a mais conhecida internacionalmente e sempre foi considerada a "meca" do naturismo português devido em grande parte à quantidade de nudistas que a frequentam.
Como chegar: de Lisboa para Sesimbra deve; a seguir a Fernão Ferro, virar à direita numa placa que diz Alfarim e Lagoa de Albufeira. Segue sempre em frente nesta estrada até encontrar ALFARIM aí, na primeira pequena rotunda vira logo à direita, no final da 1.ª estrada encontra um entroncamento, aí vira à direita, (junto ao restaurante Peralta), segue até ao final da estrada que termina junto ao mar. Sugerimos que estacione num dos parques do lado esquerdo. Ao sair deles, a pé, no sentido oposto por onde entrou de carro, caminhará para a praia, no sentido do mar. Verá em frente uma elevação arenítica e ainda sobre a esquerda uma duna bastante elevada. É a partir daí e, até onde a vista alcança, que se situa a zona oficialmente nudista/naturista.

Praia Bico das Lulas - Troia
Praia de nudismo tolerado
O areal prolonga-se por mar adentro formando um arco que se estende ao encontro das paisagens desertas da costa alentejana. Acessível a pé, pelo areal, o seu afastamento dos complexos turísticos faz com que seja menos concorrida do que as praias vizinhas. Acesso pelos trilhos que começam na EN253, a norte do campo de golfe.
Como nas praias vizinhas, as alforrecas são visitas habituais.

Praia da Torre - Grândola
Praia de nudismo tolerado
É uma das mais isoladas praias da região e, também por isso, uma das mais belas.
Acesso a partir da EN261, virar na estrada de terra, junto aos dois estábulos, na extremidade norte da localidade da Torre. Seguir até às dunas e depois percorrer a pé, algumas centenas de metros até à praia.

Praia de Brejos - Alcácer do Sal
Praia de nudismo tolerado
Tal como a Torre, é um dos segredos mais bem guardados do concelho de Grândola: extenso areal, dunas e pinhal na rectaguarda, mar calmo. Para lá chegar seguir a indicação para Brejos de Carregueira, na EN261, passada a localidade, segue-se pela estrada de terra batida ao longo do canal, vira-se à esquerda entre duas casas de rega e depois à direita, numa terceira.
O caminho termina no pinhal, faltando percorrer algumas centenas de metros por entre as dunas.

Praia da Galé - Melides  
Praia de nudismo tolerado
Na EN261 seguir a placa que indica o camping, contorná-lo até entrar no aldeamento e descer até à praia - os trilhos são inclinados, mas nem por isso intransponíveis. A praia é protegida por uma gigantesca falésia arenosa e a sua paisagem impressiona que a visita pela primeira vez, em especial nos dias claros, quando é possivel apreciar todo o recorte da costa de Troia.


Praia Aberta Nova - Melides
Praia de nudismo tolerado
Num estado quase selvagem, é uma das mais belas praias da região.  
Para sul e para norte da área concessionada pratica-se nudismo. É protegida por altas dunas que fazem a transição entre o pinhal e a praia. Seguir a indicação Aberta Nova na EN261 e percorrer a estrada - primeiro em alcatrão depois em terra - até ao parque de estacionamento do bar.

Praia da Vigia - Grândola
Praia de nudismo tolerado
Situada na margem norte da Lagoa de Melides, está protegida por uma alta duna, que é necessário vencer a pé para chegar ao areal. Da elevação é possivel apreciar uma das melhores vistas da região e, nos dias límpidos, vislumbra-se a serra da Arrábida e todo o arco da península de Troia.
Bastante frequentada por nudistas que não hostilizam, nem são hostilizados pelos pescadores à linha.
O acesso faz-se através de uma estrada de terra, que segue junto à margem norte da lagoa, até ao mar. 

Praia da Mesquitana ou Sesmaria - Grândola
Praia de nudismo tolerado
Nomes pelos quais é conhecido, na região, o areal entre as lagoas de Santo André e Melides.
O acesso difícil - a pé a partir das praias vizinhas ou pela estrada de terra que acompanha a costa junto ao pinhal - faz com que seja pouco frequentada durante todo o ano.

Praia da Costa de Santo André - Santiago do Cacém
Praia de nudismo tolerado 
Extenso areal banhado pelas águas calmas da Lagoa de Santo André e pelas ondas do Atlântico. Apesar de muito concorrida durante o Verão, merece sempre uma visita, pela paisagem única da Lagoa.
Seguir as indicações a partir da EN261, no cruzamento para Brescos

Praia do Monte Velho ou Porto das Carretas - Santiago do Cacém
Praia de nudismo tolerado 
Ideal para quem quiser conhecer, com maior pormenor, a paisagem única da zona protegida das lagoas da Sancha e de Santo André. Do parque de estacionamento, junto das dunas, partem vários percursos pedonais para locais de interesse natural. Para lá chegar deve seguir-se a indicação Porto das Carretas, no cruzamento que marca o ínicio da via rápida Santo André - Sines.
Chega-se à praia por um longo passadiço de madeira.

Praia da Fonte do Cortiço ou Areias Brancas ou Vacarias - Santiago do Cacém
Praia de nudismo tolerado 
Uma das mais belas da região, convida a longos passeios pelo extenso areal. Do parque de estacionamento partem alguns percursos pedestres que atravessam as dunas, o pinhal e chegam à vizinha lagoa da Sancha. Seguir as indicações para Fonte do Cortiço e Areias Brancas na via rápida Santo André - Sines, depois percorrer a estrada de terra, até ao mar.

Praia do Areão - Melides
Praia de nudismo tolerado 
Nome pela qual é conhecida a extensa zona que se prolonga para sul da Fonte do Cortiço até aos arredores de Sines. Acesso a partir da cidade portuária em direcção a norte, toma-se a estrada para a localidade de Ribeira de Moinhos. Aí atravessa-se a vau uma pequena ribeira, e continua-se pela mesma estrada , agora de terra batida. Cerca de 500 metros depois vira-se no sentido do mar, por um caminho nem sempre transitável, e atravessa-se o pinhal até se atingir a praia.

Praia da Costa Norte ou Guia - Sines
Praia de nudismo tolerado 
Local a norte de Sines, onde se inicia o areal que se prolonga até Troia. Também conhecida como Praia da Guia, a melhor forma de lá chegar é pela via rápida, junto à entrada norte de Sines seguir as placas que indicam Cova do Lago. Praia sem vigilância e com mar muito agitado.

Praia dos Canudos - Sines
Praia de nudismo tolerado
Zona rochosa, quase sem areia, de acesso difícil. Ideal para quem gosta de paze isolamento. Acessível apenas a pé - a norte, pelas rochas, ou a sul pelas dunas - é muito procurada por pescadores e durante o verão, também por nudistas.


Praia do Salto - Sines
Praia de nudismo oficial
Pequeno areal entre as praias do Serro da Águia e a Grande, numa reentrância escavada na falésia - é tão abrigada que quase passa despercebida à maioria dos visitantes.

Praia dos Aivados - Sines
Praia de nudismo tolerado
Popular entre os pescadores e nudistas, que a procuram devido ao seu isolamento, serve de fronteira entre a zona mais rochosa de Porto Covo e o extenso areal do Malhão.
Praia de areia e de pedra rolada, pode lá chegar de carro, virando em direcção ao mar junto à paragem de autocarro da Ribeira da Azenha e seguindo o troço de terra batida.

Praia da Cruz - Odemira
Praia de nudismo tolerado
Área mais a norte do extenso areal conhecido como Malhão, é uma das menos concorridas desta zona, porque o melhor modo de lá chegar continua a ser a pé, pela beira-mar - existem caminhos de terra, mas nem sempre transitáveis de automóvel. Espaçosa, protegida por dunas e cortada por pequenas rochas, é muito procurada por nudistas.

Praia do Saltinho -Odemira
Praia de nudismo tolerado
Longo areal, cortado por um curso de água, a meio da zona do Malhão. Frequentada por praticantes de nudismo.

Praia dos Nascedios - Odemira 
Praia de nudismo tolerado
Assim chamada devido aos vários cursos de água doce que por ali correm, formando pequenas lagoas durante a maré baixa. Uma estrada de terra, com início na via que liga Porto Covo a Vila Nova de Milfontes, corre paralela a esta zona da costa, dando acesso à praia. Um descampado, junto às dunas, serve de estacionamento.

Praia da Carreira da Fazenda - Odemira
Praia de nudismo tolerado
Zona a norte do farol de Vila Nova de Milfontes. O terreno rochoso afasta as grandes multidões, sendo frequentada por pescadores à linha e nudistas.

Praia das Furnas - Vila Nova de Milfontes 
Praia de nudismo tolerado
A sul da Foz do Mira, é uma boa alternativa às sempre muito movimentadas praias da outra margem. O seu nome deve-se às pequenas enseadas que se formam durante  a maré baixa, altura em que se prolonga para sul muito para lá da foz do rio. Seguir as indicações no cruzamento situado a sul da ponte sobre o Mira. Durante o verão, uma carreira fluvial faz a ligação com Vila Nova de Milfontes.

Praia do Brejo Largo - Odemira
Praia de nudismo tolerado
Atravessar a Longueira e depois virar à esquerda, no sentido da costa, por uma estrada de terra após o depósito de água, junto à única casa, percorrer a pé o trilho por entre a vegetação, que leva até ao alto da falésia. Para chegar à praia é ainda necessário descer um dos íngremes carreiros escavados na falésia. A recompensa por este esforço é uma ampla praia, com espaço para todos mesmo no pino do verão e com paisagens para todos os gostos; extenso areal, a norte, e recantos abrigados e pequenas baías, a sul.

Praia da Foz - Odemira
Praia de nudismo tolerado
Praia de curto areal, mas de grande beleza, situada na foz de um pequeno curso de água.
Fica nos arredores de Almograve e o acesso faz-se por uma estrada de terra na saída norte da localidade, perto da Pousada da Juventude. O caminho termina antes da praia, sendo necessário caminhar algumas centenas de metros pelas dunas e, depois, atravessar a vau o ribeiro.

Praia Barca Grande - Odemira
Praia de nudismo tolerado
Praia isolada, no final da estrada de terra que parte para sul, a partir de Almograve. Popular entre os nudistas, o acesso realiza-se por um carreiro íngreme escavado na falésia ou, na maré baixa, a partir do porto de pesca da Lapa das Pombas.

Praia da Lapa das Pombas - Odemira
Praia de nudismo tolerado
Pequena enseada usada como porto de pesca. Durante a maré baixa pode-se apanhar sol no minúsculo areal.

Praia do Tonel ou Pendoradoiro - Odemira
Praia de nudismo tolerado
Enseada encravada numa alta falésia, a descida para praia efectua-se por um trilho a pique. A parede rochosa e a caminhada até ao areal são impressionantes - a praia fica no sopé, esmagada pelos blocos de pedra. Do topo da arriba, junto ao cabo do Pendoradoiro, tem-se uma das mais belas paisagens da região.
Acesso: seguir o caminho de terra que se inicia na estrada municipal entre o Cabo de São Vicente e a Zambujeira do Mar, junto ao monte da Herdade do Touril.

Praia dos Alteirinhos - Zambujeira do Mar
Praia de nudismo oficial
Este areal protegido por uma alta falésia costumava ser uma boa alternativa ao habitual reboliço da praia do Zambujeira do Mar, mas nos últimos anos são cada vez mais os banhistas que a procuram. Durante a maré baixa pode apreciar-se toda a sua originalidade, as pequenas enseadas alargam-se, formando uma enorme praia polvilhada por rochas, piscinas e lagoas cheias de lapas, mexilhões e camarões. O rochedo que se prolonga pelo mar é um dos pesqueiros favoritos da região.
Acesso. seguir a estrada de terra a sul da praia da Zambujeira. No topo da falésia, junto aos pinheiros, virar no sentido da costa. Descer depois os degraus talhados na rocha.

Praia da Amália ou dos Malmequeres - Odemira
Praia de nudismo tolerado
A meio da estrada que liga o Breijão à Azenha do Mar, seguir a recta assinalada com um malmequer. A estrada termina junto ao muro da casa onde a fadista Amália Rodrigues passava férias. À esquerda do edifício, existe um carreiro, que acompanha, até ao mar, um ribeiro . Local de grande beleza natural. A praia nem sempre tem muita areia, mas explorar as rochas da extremidade norte da enseada garante um dia bem divertido e uma intensa interação com a vida selvagem do litoral. Pratica-se nudismo. Aconselhável levar farnel.


Praia da Furna das Adegas ou Nus - Odeceixe  
Praia de nudismo oficial
Pequena enseada. Acesso pela praia de Odeceixe, durante a maré baixa, ou pelos trilhos que descem do miradouro, no alto da falésia. Praia de nudistas.

Praia da Esteveira - Aljezur
Praia de nudismo tolerado 
Praia com mais rocha do que areia e de acesso difícil, muito procurada por pescadores à linha. Na saída norte do Rogil, seguir a indicação para a Esteveira. Antes do final da estrada de alcatrão, virar à direita no caminho de terra. Parar junto ás casas nas dunas e seguir o trilho até à praia. 

Praia da Barradinha - Aljezur
Praia de nudismo tolerado 
Situada no final de um vale, desagua aqui um pequeno curso de água. Zona de grande beleza natural e acesso difícil, frequentada sobretudo por pescadores à linha.
Na saída norte do Rogil, seguir indicação para Vale Juncal. Virar depois à esquerda, na estrada de terra junto às caixas do correio, e mais à frente à direita, contornando o poste de cimento em direcção ao mar. O caminho termina no topo de uma encosta que é necessário descer a pé.

Praia do Vale dos Homens - Aljezur
Praia de nudismo tolerado
Limitada, tanto a norte como a sul, por altas falésias. Pouco concorrida, é uma boa opção para quem prefere o sossego e o isolamento. Frequentada por nudistas. Seguir indicações a partir do Rogil - a estrada de alcatrão chega quase até à praia.

Praia da Carreagem - Aljezur
Praia de nudismo tolerado
Um bom exemplo da beleza desta costa:
durante a maré baixa descobrem-se rochas que lhe conferem um ambiente único e na falésia existem nascentes de água doce. Seguir as indicações a partir do Rogil. A estrada termina no topo da falésia, de onde parte uma vereda até ao areal.

Praia do Monte Clérigo - Aljezur
Praia de nudismo tolerado
Extenso e espaçoso areal situado junto à pequena aldeia piscatória com o mesmo nome.
Delimitada a norte por uma escarpa, que marca a fronteira com a Amoreira, para sul prolonga-se em pequenas baías e enseadas apenas acessíveis durante a maré baixa. Seguir as indicações na EN 120, depois da saída sul de Aljezur.   

Praia do Vale Figueira - Aljezur
Praia de nudismo tolerado
Amplo areal considerado um dos santuários do surf nesta região - aliás funcionam aqui várias escolas de surf.
Para sul da zona de estacionamento formam-se pequenas enseadas durante a maré baixa. Para norte, a faixa de areal é mais estreita. A partir da EN 268, seguir a indicação para Vale Figueira. Percorrer a estrada de alcatrão até à casa com a palmeira onde está afixada a placa com a indicação para a praia. É depois necessário vencer um sinuoso caminho de terra batida, que termina junto ao areal.

Praia de Pedra de Matez - Aljezur
Praia de nudismo tolerado 
Nome pelo qual é conhecida a zona a norte da praia da Bordeira, a seguir a um afloramento rochoso que divide o areal. Acessivel a pé, pela beira-mar, também se pode lá chegar por um dos caminhos de terra batida que partem da estrada nacional, a norte da ribeira da Bordeira.
Boa alternativa para quem prefere ter o mar como única companhia, para os que gostam de longos passeios à beira-mar. Conforme se avança para norte, as dunas vão dando lugar às arribas. Na maré baixa há zonas de recessão das falésias que ficam a descoberto, formando pequenas enseadas.    

Praia da Carrapateira ou Bordeira - Aljezur
Praia de nudismo tolerado 
Espaçosa e de grande beleza, é uma das mais famosas praias da Costa Vicentina. Na extremidade sul, na área mais popular para a práctica de surf, desagua uma ribeira. No Verão há uma ponte de madeira que permita a travessia do curso de água que, durante a maré alta, pode ser difícil de cruzar a vau. Na rectaguarda, uma vasta área de dunas separa a praia da localidade da Carrapateira. Durante a maré baixa o já vasto areal ganha enormes dimensões.


Praia Prainha - Alvor
Praia de nudismo tolerado
Pequena enseada a sul da praia do Amado, apenas acessível a pé pela beira-mar. Local procurado pelos adeptos do nudismo. Na maré baixa formam-se pequenas lagoas de água salgada ocupadas por colónias de caracóis do mar, lapas e pequenos peixes. É uma zona de extrema beleza selvagem.

Praia da Murração - Vila do Bispo
Praia de nudismo tolerado
De grande beleza natural, tem um acesso muito difícil, o que mantém  os menos afoitos afastados desta pequena baía selvagem. A norte a falésia é baixa e permite que se caminhe junto ao mar, apreciando as pequenas baías e o recorte da costa. No areal, junto à zona da rebentação, existem bastantes seixos. Na EN 268, antes de chegar a Vila do Bispo, virar no sentido da costa, junto à mata de eucaliptos e seguir até ao fim a estrada com postes de madeira.

Praia da Barriga - Vila do Bispo
Praia de nudismo tolerado
Local de grande beleza natural e pouco frequentado, é um dos maiores tesouros da costa vicentina. O areal imenso fica no final de um vale largo, limitado a norte e a sul por imponentes falésias. Acesso: percorrer cerca de cinco quilómetros pela estrada de terra que parte de Cordoama para norte. O passeio é deslumbrante. Levar farnel.

Praia da Cordoama - Vila do Bispo
Praia de nudismo tolerado
Durante a maré baixa, o seu extenso areal fica ligado ao Castelejo, a sul, e à Barriga, a norte.
O aceeso efectua-se através de um caminho de terra que parte da estrada para o Castelejo.

Praia Ponta Ruiva - Vila do Bispo
Praia de nudismo tolerado
Frequentada quase só por surfistas e pescadores à linha, é assim conhecida devido a uma rocha de côr avermelhada que emerge das águas, a sul. É mais uma das típicas enseadas, selvagens e isoladas, encravadas na falésia. Há dois modos de aqui chegar: por Vila do Bispo ou tomando um largo caminho de terra que segue para norte, logo após o restaurante São Vicente, em Sagres. No monte  abandonado tomar o caminho para norte, até à falésia. Após alguns quilómetros, uma outra estrada de terra, bastante inclinada  e nem sempre transitável de automóvel, leva até à praia.

Praia do Telheiro - Vila do Bispo
Praia de nudismo tolerado
Última praia  da costa ocidental portuguesa antes do Cabo de S. Vicente. Zona de grande beleza natural, embora de acesso muito difícil. Ao chegar ao monte abandonado (ver praia anterior), virar à esquerda. O carro fica no topo da falésia, sendo necessário percorrer o trilho talhado na encosta, antes de chegar ao areal.

Praia dos Rebolinhos - Vila do Bispo
Praia de nudismo tolerado
Assim chamada devido às pedras pequenas e redondas que aqui substituem a areia. O acesso faz-se por um trilho na encosta junto ao Motel dos Gambuzinos, na ponta leste do Martinhal.

Praia do Barranco - Vila do Bispo
Praia de nudismo tolerado
Uma das mais belas baías da região, situada no final de um extenso vale. Ideal para quem procura sossego e isolamento, é muito procurada por caravanistas, que aproveitam o descampado na rectaguarda do areal, e praticantes de mergulho. O fundo tem bastantes rochas e refúgios para a vida marinha, sendo um dos melhores locais para se praticar snorkeling. Nas dunas a oeste pratica-se nudismo. O vento pode ser um pesadelo. Na EN 125, na Raposeira , seguir a indicação para as praias da Ingrina e do Zavial. Virar imediatamente na estrada de terra, à direita, que cinco quilómetros adiante termina na praia.

Praia das Furnas -Vila Nova de Milfontes
Praia de nudismo tolerado
Protegida por falésias - a oeste uma parede rochosa prolonga-se pelo mar -, a praia é bastante abrigada e isolada e serve de foz a um pequeno regato. A cerca de 200 metros existe uma mata. No areal existem ruínas de edifícios antigos. Acesso: sair da EN 125, junto à Figueira, e tomar de imediato a estrada de terra a oeste da localidade. Depois é necessário virar por mais duas vezes à esquerda, até passar a pequena ponte que atravessa o riacho que desagua na praia. Como são várias as estradas de terra - existe mesmo uma que liga, a oeste, ao Zavial - o melhor será pedir indicações aos habitantes locais.

Praia de Cabanas Velhas ou Almádena - Vila do Bispo
Praia de nudismo tolerado
Pela estrada que segue do forte de Almádena ou a partir da localidade do Burgau, chega-se a Cabanas Velhas, onde existem indicações para a praia. Protegida, de ambos os lados, por falésias, é frequentada por adeptos de nudismo e, quando as ondas o permitem, por praticantes de surf.

Praia do Canavial -  Lagos
Praia de nudismo tolerado
Espécie de gémea da praia do Porto de Mós, mas de acesso mais difícil é por isso menos concorrida e procurada por nudistas. Acesso: no caminho de Porto de Mós seguir até ao aldeamento da Matinha, onde começa uma escada até à praia.

Meia Praia ou Praia de S. Roque - Lagos
Praia de nudismo tolerado
Uma das mais conhecidas praias da região, o extenso areal prolonga-se por mais de cinco quilómetros, da marina de Lagos até à ria do Alvor. A extremidade leste é a mais isolada, e por isso popular entre os nudistas. De carro, comboio (a linha passa na rectaguarda da praia) ou de barco, são vários os acessos possíveis.

Praia do Barrancos das Canas ou Alemão - Alvor
Praia de nudismo tolerado
A pé, pelo areal do Vau, ou através de uma estrada de terra que parte da alameda que liga o Alvor ao Vau, chega-se a esta praia, de longo areal e protegida por falésias. É uma boa alternativa às sempre concorridas praias da região de Portimão. Durante a maré baixa é possivel aceder até à zona da Ponta João D'Arens. As rochas espalhadas pelo areal fazem sombras aproveitadas pelos banhistas nos dias mais quentes.

Praia da Afurada - Ferragudo   
Praia de nudismo tolerado
Pequeno areal com acesso pela falésia.
A água é boa e a pouca afluência facilita a prática de nudismo.Acesso: estaciona-se o carro na Praia dos Caneiros e segue-se para oeste por um trilho que sobe até à beira da falésia. 

Praia do Mato - Ferragudo  
Praia de nudismo tolerado
Deixe o carro no estacionamento dos  Caneiros e siga para leste, pelo trilho que sobe a falésia. Um carreiro (perigoso) desce depois até à praia. Frequentada sobretudo por nudistas, é minúscula e está bem abrigada do vento pelas falésias envolventes.

Praia Grande - Ferragudo  
Praia de nudismo tolerado
Antigamente era conhecida  por Praia dos Medos mas é o nome actual que melhor a caracteriza: o areal estende-se a perder de vista e dispõe de uma área de dunas bem cuidada. Na parte oriental, longe dos olhos do único concessionário, existe uma zona onde se pratica nudismo.


Homem Nu - Tavira
Praia de nudismo oficial
Zona de prática de nudismo situada na ponta oeste da ilha de Tavira. O acesso realiza-se a pé, a partir do Barril, ou atravessando a ria de embarcação. Paisagem paradisíaca e selvagem.
As infraestruturas de apoio são distantes, no entanto possui um parque de campismo na ilha de Tavira para quem quiser ficar mais perto da praia.

Praia de Lacém - Tavira
Praia de nudismo tolerado
Seguir, a partir da EN125 entre Cabanas e a Fábrica, a placa que indica Lacém e Baleeira. A praia é formada por um pequeno areal fluvial isolado e rodeado por eucaliptos. Local tranquilo.

Praia da Fábrica-Mar ou Cacela Velha -  Vila Real de Santo António
Praia de nudismo tolerado
Para muitos a mais bela zona da ria Formosa, conserva admiravelmente o seu encanto e pacatez. Da bela localidade muralhada de Cacela-a-Velha, edificada sobre uma arriba fóssil com cerca de um milhão de anos, contempla-se a ria e a ilha-barreira onde se situa a praia marítima. No caís de Fábrica há um restaurante popular pelo lingueirão e pelas ostras.

14 comentários:

  1. Novidade para mim que a praia da Esteveira era uma praia de nudistas. Que haja quem pratique tudo bem, mas não é praia de nudistas

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário.
    Da nossa parte não dizemos que a praia da Esteveira seja de nudistas, o que dizemos sim é que é de nudismo tolerado. Praias nudistas (a nosso ver mas aceitamos opinião diferente) são todas as que são legalizadas. Além disso, no início, informamos que esta lista, na sua maioria, faz parte de um guia de praias em que consta esta mesma informação à cerca desta praia. Dado a sua extensão não nos é possível confirmar todas, no entanto até o seu comentário admite que existe quem pratique lá nudismo. Também no início salientamos que o melhor será sempre praticar nudismo em praias legalizadas para não criar situações que podem ser embaraçosas para ambas as partes.
    Quanto ao título praias nudistas, são todas as praias de que tivemos informação(legalizadas ou toleradas) em que se pratique, ou onde haja quem pratique, nudismo. Quem sabe não haverá outras.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado por esta lista bem detalhada. Andava mesmo à procura desta informação. Queria pedir licença aos administradores para colocar esta mesma lista no meu blog, colocando link para o vosso. Se não for possível, compreendo. Obrigado e cumprimentos. José Coelho

    ResponderEliminar
  4. Caro José,
    Obrigado pelo comentário. Nós nunca nos opomos à divulgação dos nossos posts, desde que haja a devida referência à autoria dos mesmos, como aliás se propõe fazer. Por isso esteja à vontade para a publicação desta lista. Poderia nos informar do endereço do seu blog, para podermos visitar?
    Melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Tenho Apartamento em condomínio 50 metros da Praia (existe uma área para nudistas ao longo da peninsula de TROIA), podem anunciar no vosso Blog o nosso website? http://www.casadunas.no.comunidades.net/
    Tel. 936679306
    e-mail: cortes07@sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. Acabámos de chegar ao blog e gostava de cumprimentar os administradores, está óptimo. Os meus parabéns pela lista é muito útil, embora durante o Verão em algumas das praias de nudismo tolerado, não seja de todo possível pratica-lo, pela simples razão que estão cheias de 'mirones'. Da vossa parte não sei, eu não me sinto confortável e a minha mulher simplesmente não faz nudismo, quando somos os únicos a faze-lo. Gostava de ouvir a vossa opinião em relação a este tema sempre 'quente' dos 'mirones', como lidar com isto.

    Com os melhores cumprimentos,
    Pedro e Isabel.

    ResponderEliminar
  7. já fiz nudismo na praia da estela póvoa do varzim.como não é uma praia legalizada para esse efeito,gostaria que me esclarecessem se estou a cometer algum tipo infração caso alguém apresente alguma queixa perante as autoridades.
    obrigado!!!

    ResponderEliminar
  8. Embora não conheçamos profundamente a lei,se alguém fizer queixa, achamos que no limite se pode considerar um atentado ao pudor, no entanto algumas vezes as autoridades simplesmente podem pedir para as pessoas se vestirem ou pedirem que os acompanhem e que se identifiquem. Nós aconselhamos sempre que possível zonas legalizadas para evitar possíveis aborrecimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não existe lei nenhuma que indique que não se pode fazer nudismo

      Eliminar
  9. Na Praia do Norte da Nazaré também se pratica nudismo.

    ResponderEliminar
  10. Na Praia do norte da Nazaré também se pratica nudismo. Há muitos anos que nesta praia selvagem turistas e moradores praticam nudismo. Apesar de 2011 a Praia do norte da Nazaré ser considerada a praia com a maior onda do mundo o certo é que não notei diferenças e pude despir-me com total naturalidade. Também é de realçar que é aqui que se concentram vários individuos pertencentes à Comunidade Gay o que de certa forma contribui para a manutenção e prosperação da pratica do nudismo em portugal.

    ResponderEliminar
  11. Boas, alguem pode indicar praias para nudismo na ilha de Sao Miguel? Obrigado

    ResponderEliminar
  12. gostaria de saber de existem para nudismo pelo porto ate aveiro ja fomos a uma que nos indicaram mas temos que andar bastante a pé por um carreiro será que alguem conhece outras que sejam mais faceis de encontrar adoramos fazer nudismo se ouver algum casal que nos queira fazer companhia seria giro para termos com quem falar, somos casal na casa dos 43/47. Obrigada.

    ResponderEliminar
  13. Olá bom dia , gostaria da vossa ajuda para o seguinte, este fim de semana eu e a minha mulher queremos iniciar a pratica de nudismo, escolhemos as praias da linha de Sintra por serem as mais próximas do local onde moramos, gostaria da vossa opinião acerca da melhor praia para iniciar essa pratica , pretendemos um local agradavel onde nos sintamos á vontade

    ResponderEliminar